Prevenção Contra Cupins Alados: Como Evitar a Infestação Após uma Revoada
Os cupins alados reforçam a importância de medidas estratégicas
As épocas quentes são um problema nas cidades, pois as pragas urbanas se tornam mais comuns. É nesse momento que a prevenção contra cupins alados se torna ainda mais necessária para evitar colônias em residências, comércios, empresas e outros ambientes suscetíveis à infestação silenciosa.
A revoada de cupins alados é um fenômeno natural, que representa o momento de busca por parceiros para o acasalamento. Dessa forma, é possível ver nuvens de insetos em volta de fontes de luz, principalmente no final da tarde. Sem as medidas de prevenção, os cupins alados podem migrar para o interior dos espaços sem que as pessoas percebam.
Quais são os riscos da infestação de cupins alados depois da revoada?
Os cupins são inofensivos à saúde, mas são um verdadeiro pesadelo para os espaços onde se proliferam. Por isso, a prevenção contra cupins alados é o primeiro passo para evitar novos focos, além de reduzir o risco de:
- Danos estruturais em móveis;
- Estufamento de rodapés e paredes;
- Danos em revestimentos de drywall;
- Perda material e emocional de peças antigas;
- Prejuízos econômicos com reparos e ações emergenciais.

Como evitar a proliferação de cupins?
As revoadas normalmente acontecem entre a primavera e o verão, estações quentes e propícias à reprodução das pragas urbanas. Apesar de comuns, as nuvens de cupins alados não precisam ser um problema para você, pois algumas ações ajudam a evitar a infestação. Veja o que fazer:
01. Feche as janelas e portas
Esse é um cuidado anterior à revoada que, além de dificultar a entrada dos cupins no espaço, evita o incômodo causado por esses insetos no interior do ambiente. Se possível, feche as portas e janelas ao final da tarde e também apague as luzes para que a claridade não os atraia.
02. Use telas de proteção
As telas protetoras também dificultam o acesso dos cupins alados ao espaço, e podem ser utilizadas nas portas, janelas, basculantes e outras entradas.
03. Inspecione o local
Se você encontrar asas metálicas pelo chão, saiba que esse é um sinal de cupins alados no local. Após a copulação, elas se desprendem e é possível vê-las perto das janelas. Desse modo, sempre verifique a presença delas no ambiente.
04. Contrate a descupinização
O olhar treinado de uma equipe especializada permite identificar a presença de cupins antes mesmo dos sinais da infestação. Sendo assim, invista também na descupinização preventiva contra cupins alados após a revoada para evitar danos estruturais e outras dores de cabeça a longo prazo.
Conte com a Biosseg Uniprag na prevenção de cupins alados
A Biosseg Uniprag possui experiência no controle de pragas e está pronta para aplicar as técnicas corretivas contra as infestações em diversos ambientes. Conte com time com amplo conhecimento na prevenção de cupins alados e tenha o completo suporte. Solicite o seu orçamento agora mesmo.