Paraná:
(41) 3256-6767

Conheça as espécies de mosquitos no Brasil

Informe-se sobre as espécies de mosquitos que podem picar você

Espécies de mosquitos

Os mosquitos necessitam se alimentar para produzir seus ovos. As fêmeas são hematófagas, ou seja, nutrem-se de sangue. Esse sangue pode vir de animais ou seres humanos. Através da picada do mosquito é que você pode contrair doenças sérias que eles transmitem. Por isso, é importante conhecer as espécies de mosquitos no Brasil, para que você possa rapidamente identificá-las.

Apesar de pequenas, as espécies de mosquitos possuem peculiaridades que podem ser facilmente identificadas. Alguns mosquitos possuem cores diferentes e outros fazem um barulho característico. Assim, dá para perceber qual espécie de mosquito está próxima a você.

Conheça abaixo as principais espécies de mosquitos no Brasil

1) Aedes aegypti

Aedes Aegypti | Dedetização de mosquitos no Paraná

O mosquito é transmissor de inúmeras doenças e é o mais famoso no Brasil. As principais enfermidades são: dengue e febre amarela. Doenças relativamente novas no país transmitida pelo mosquito são zika e chikungunya, por exemplo.

O mosquito vive cerca de 30 dias e pode colocar até 200 ovos. Por esse motivo é importante realizar o serviço de dedetização de mosquitos o quanto antes. A proliferação dele é veloz, principalmente em tempos quentes e úmidos. Ele voa baixo.

Sombra e água fresca, será que a expressão surgiu por conta deles? Isso porque o Aedes aegypti é atraído por água limpa parada e sombra.

Características: Essa espécie de mosquito é menor do que os mosquitos comuns. Preto com listras brancas, possui asas translúcidas e não faz barulho.

2) Anopheles

Anopheles | Dedetizadora de mosquitos no Paraná

O mosquito desta espécie é conhecido como mosquito-prego no Brasil. Os principais problemas com mosquitos Anopheles são as doenças malária e filariose linfática. A primeira já causou enormes pandemias no mundo. É considerado um dos insetos mais mortais.

O mosquito tem preferência por temperaturas altas (em torno de 20 a 30 graus). Vive cerca de 30 dias e coloca 200 ovos por vez. Tem preferência por sangue humano e seu pico de alimentação é no entardecer e à noite.

Características: cor de palha e asas entreabertas no pouso.

3) Culex quinquefasciatus

Culex quinquefasciatus | Dedetização de Mosquitos Paraná

Na região norte, os mosquitos Culex são conhecidos como muriçocas. Ele é o famoso pernilongo. Possui hábitos noturnos. As enfermidades transmitidas por ele são filariose, febre do Rio Nilo, febre de Mayaro, entre outras.

Diferente do Aedes aegypti, ele prefere locais com água suja e matéria orgânica em decomposição e é mais cosmopolita. Água contaminada acumulada e esgoto a céu aberto são problemas que devem ser sanados para evitar a proliferação do Culex.

Características: Seu zumbido é estridente. Por isso é fácil reconhecer quando ele está na área. Coloração marrom. Possui de 4 a 10 mm.

4) Haemagogus

Controle de Mosquitos no Paraná

O mosquito é responsável por transmitir a febre amarela na área silvestre. Sua expectativa de vida é em torno de 30 dias. Vive na copa das árvores onde pode se alimentar do sangue de animais selvagens.

Conseguem voar por cerca de 5km, isso ajudou a espalhar a febre amarela. Possui hábitos noturnos. Os locais prediletos para a ovoposição são copa de árvore e galhos caídos no chão.

Características: O tórax do mosquito pode reluzir diferentes cores como verde, violeta e prateado. Possui tamanho médio de 5mm.

Agora que você conhece as espécies de mosquitos, vai ser fácil identificar aquelas que estão próximas de você. É importante realizar medidas de prevenção e correção no ambiente para evitar que um mosquito contamine você. Se você perceber um movimento grande de mosquitos na sua área leia essa matéria e descubra como você pode evitar o problema!

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:





CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest

Share This
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?