Uniprag Paraná:
Evite a sujeira e doenças com o manejo de pombos
Há pombos em todos os lugares.
As aves se adaptaram bem aos centros urbanos e o alimento é o fator mais importante que determina o tamanho de qualquer população desse animal, considerado uma praga urbana. A solução de longo prazo mais conhecida para problemas de pombos é restringir a disponibilidade de alimentação. Mas, existe também uma solução eficiente que é o manejo de pombos.
O manejo de pombos surgiu como uma solução sustentável para controlar a população dos animais. Isso porque apesar dos danos causados, eles são protegidos por uma lei ambiental do IBAMA. Sendo assim, o controle deles é diferente de baratas, ratos, cupins, aranhas e demais animais nocivos.
Conheça mais sobre os pombos
Os pombos mais comuns. chamados de domésticos (Columba livia). se empoleiram nas construções, nas bordas de prédios e sob as pontes. Podem também habitar praças, lugar em que encontram alimentos em abundância. Medem cerca de 36 centímetros de comprimento e sua cor pode ser branca ou acinzentada.
Sua fonte de nutrição preferida é o grão e a semente, mas na maioria das vezes eles comem restos de comida descartada. Dessa forma acabam adquirindo agentes patógenos que vão ser liberados por meio de seus excrementos, criando uma área de risco para pessoas e animais. O manejo de pombos visa remanejar os animais, evitando sua superpopulação.
Os pombos reproduzem-se durante todo o ano se a comida estiver com bom abastecimento, aumentando entre três e seis ninhadas com 2 crias por ano. Os ninhos são construídos de galhos, mas também podem conter lixo, como pedaços de plástico.
Por que os pombos são considerados pragas urbanas
Os pombos são vetores de doenças. Por isso é importante evitar contato com os animais e também com áreas que possuem excrementos das aves em demasia. Isso porque só a poeira inalada pode fazer com que você contraia criptococose, histoplasmose, entre outras.
Eles também carregam ácaros que podem causar doenças de pele e a poeira de suas penas pode causar problemas respiratórios.
Além disso, os excrementos ácidos dos pombos com o tempo danificam edifícios, monumentos, carros e outros objetos e construções que estão expostas nas ruas. Outro problema é que materiais de nidificação, excrementos e penas podem bloquear calhas e saídas de ar.
O aumento da população das aves, pela falta de manejo de pombos, pode causar diversos acidentes. Comidas deixadas para eles e os próprios excrementos dos animais deixam escadas escorregadias e perigosas. Para finalizar, eles podem passar doenças para aves menores, causando a diminuição de outras espécies.
Ou seja, esse conjunto de problemas já é o suficiente para a realização do manejo de pombos
O manejo de pombos é um serviço que visa tirar os pombos de uma área com soluções que não maltratam nem eliminam o animal. São utilizados os seguintes métodos:
- Telas anti pombos;
- Repelente de pombo;
- Espículas;
- Equipamentos eletromagnéticos;
- Entre outros.
Dessa forma os pombos, ao saírem dos abrigos, não retornam mais. Assim sendo, procuram outros locais para sua proliferação e sobrevivência. O importante é que com o manejo de pombos eles estarão bem longe da sua área. A Biosseg Uniprag realiza esse serviço no Paraná. Entre em contato e solicite um orçamento!
[kkstarratings]
Atendimento: