
HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO,
CAIXA D’ÁGUA E BEBEDOURO
Limpeza dos reservatórios de água é importante para a saúde
Caixa d’água, bebedouros e outros reservatórios de água mineral são objetos que requerem atenção especial por 2 principais motivos: evitar infecções para quem utiliza a água e também reduzir as chances do recipiente virar criadouro de insetos.
A limpeza recomendada é de 6 em 6 meses e em alguns segmentos é obrigatório.
É importante manter também o local bem vedado. Saiba que mosquitos de doenças como a dengue procuram estes reservatórios para depositar seus ovos, bem pertinho da água.
É importante não dar espaço para o mosquito ter um criadouro e prolifere a sua espécie.


Foto/Montagem – Autor: Agência Digital Space
A falta de limpeza periódica da caixa d’água pode trazer diversos riscos à saúde, ao patrimônio e ao meio ambiente.
Entre os principais, destacam-se:
Contaminação microbiológica
Proliferação de bactérias e vírus: sem higiene, formam-se biofilmes nas paredes da caixa, favorecendo Salmonella, Escherichia coli, Legionella e outros patógenos que causam gastroenterites, leptospirose e doenças respiratórias.
Desenvolvimento de protozoários: organismos como Giardia e Cryptosporidium podem contaminar a água, levando a diarreias severas e desidratação, especialmente em crianças e idosos.
Acúmulo de sedimentos e matéria orgânica
Turvação e sabor ruim: poeira, areia e folhas vão se depositando no fundo, aumentando a turbidez e deixando a água com aspecto e gosto desagradáveis.
Obstrução de tubulações: sedimentos podem entupir canos, registros e filtros, onerando manutenção de redes hidráulicas e eletrodomésticos (geladeiras, máquinas de gelo).
Formação de algas e fungos
Água esverdeada ou com película oleosa: a luz solar que penetra no reservatório estimula a multiplicação de algas; em ambientes escuros, fungos e mofos também se desenvolvem, comprometendo a potabilidade.
Risco de micotoxinas: alguns fungos liberam substâncias tóxicas que, em ingestão prolongada, podem afetar fígado, rins e sistema imunológico.
A falta de limpeza de caixa d’água e bebedouros também pode ser a origem de doenças gastrointestinais, já que micro-organismos podem se reproduzir com as condições de sujidade encontradas no local.
Métodos de Limpeza e higienização de reservatório, caixa d’água e bebedouros
Um método eficiente para a limpeza destes reservatórios requer experiência, profissionais capacitados e produtos adequados para realizar a higienização completa do local. O uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) também é importante para evitar acidente com os produtos químicos e abrasivos.
É importante, 2 horas após a limpeza, abrir as torneiras e descargas para desinfetar as tubulações do prédio, seja ele comercial ou residencial. Anote a data da limpeza para não esquecer quando o serviço deve ser realizado novamente.


Foto/Montagem – Autor: Agência Digital Space
Corrosão e danos estruturais
Degradação precoce do reservatório: a presença de agentes químicos (resíduos de cloro e sais) e micro-organismos acelera o desgaste de materiais (plástico, fibra, concreto), reduzindo vida útil.
Vazamentos e infiltrações: fissuras e trincas originadas pela corrosão favorecem desperdício de água e riscos de infiltração em lajes e paredes.
Solicite um orçamento Higienização de reservatório, caixa d’água e bebedouros em Curitiba

Pragas Urbanas
Manter a limpeza e higienização regular de uma propriedade, requer uma série de cuidados específicos dentro de cada ambiente. É preciso levar em consideração diversos fatores que possam interferir no controle e sua preservação, como a umidade nas paredes, a presença de lixo orgânico no local…

QUEM SOMOS - Dedetizadora em Curitiba
A BIOSSEG é uma empresa que atua no mercado especializado de Controle de Pragas, com atenção na satisfação do cliente, com seriedade e profissionalismo.
No mercado desde 1998, possui em seu quadro profissionais habilitados e capacitados para proporcionar um serviço de alto padrão.
Com sede própria e atuamos em Curitiba e região Metropolitana, realizando os serviços de: Higienização de Reservatório de Água, e Controle de Pragas ( Desinsetização, Desratização, Descupinização ), Controle de Grãos Armazenados (expurgo / fumigação) e CIP – Controle Integrado de Pragas.
Todas as atividades são desenvolvidas com cuidado visando o atendimento de qualidade ao nosso cliente. Para isto a Biosseg mantém toda sua equipe atualizada através de cursos, seminários e congressos. Com este zelo proporciona aos clientes a segurança no serviço prestado.