Doenças dos Roedores: 4 principais enfermidades transmitidas por essas pragas

As doenças dos roedores reforçam a necessidade de realizar o controle regular contra essas pragas

A reputação dos mosquitos não é nem um pouco positiva, afinal eles transmitem diversas doenças e a dengue é uma delas. De acordo Se você conhece a reputação dos ratos, sabe que a presença dessas pragas no ambiente representa um grande risco para a população, além de causar incômodo significativo. Um dos principais problemas associados à infestação é a transmissão das doenças dos roedores, que prejudica inúmeras pessoas em residências, comércios, empresas e outros espaços.

A lista de enfermidades é gigantesca e inclui uma variedade de doenças dos roedores. Entretanto, separamos as principais neste artigo para que você possa compreender a gravidade do problema e reconhecer que, sem o controle de ratos, não é possível viver com tranquilidade nos ambientes. Boa leitura.

Doenças dos Roedores 4 principais enfermidades transmitidas por essas pragas

3 doenças dos roedores que você deve se proteger

Leptospirose
Doença infecciosa febril aguda disseminada quando há o contato com a urina contaminada dos roedores pelo agente patógeno Leptospira, que tem o roedor como um de seus principais hospedeiros. Também pode se dar através da água, dos alimentos ou do solo contaminado pela secreção desses animais. As condições precárias de saneamento básico estão associadas à incidência dessa enfermidade, que causa: febre, dor de cabeça e muscular, falta de apetite e náuseas. A doença é tratada com antibióticos, mas, se negligenciada, pode levar à morte.

Hantavirose (Síndrome Pulmonar por Hantavirus)
Classificada como zoonose viral aguda, a hantavirose é transmitida pela urina ou fezes contaminadas pelo patógeno Hantavirus e é potencialmente fatal. O prazo para que os primeiros sintomas da hantavirose apareçam é de até 5 semanas e geram consequências, como quadros pulmonares e cardiovasculares mais severos e característicos, podendo evoluir para a síndrome da angústia respiratória. É causada por um vírus da família Bunyaviridae, encontrado na urina, nas fezes e na saliva dos ratos. Embora o contato direto com dejetos seja perigoso, a contaminação das pessoas pode se dar pela simples respiração do ar contaminado. Não existe tratamento específico para combater o vírus, apenas se tratam as infecções pulmonares que ele provoca. A prevenção é fundamental, destacando-se a importância do controle de roedores e medidas de higiene rigorosas para evitar a exposição ao vírus.

Tifo murino
Também conhecido como febre murina, o tifo é uma infecção causada por uma bactéria, a Rickettsia typhi. Ela é transmitida às pessoas pelo contato com as pulgas que parasitam os ratos. Entre os sintomas estão a febre alta persistente, as dores pelo corpo e a confusão mental. O tratamento é feito com antibióticos e, embora tenha mortalidade baixa na população em geral, afeta mais significativamente os idosos. Medidas de controle de pragas e higiene adequada são essenciais para prevenir a propagação desta doença.

Peste bubônica
A peste bubônica, ou peste-negra, é talvez a mais famosa doença transmitida por roedores. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença provocou diversas epidemias no decorrer da história, alterando a densidade demográfica em muitas populações.

Salmonelose
A bactéria Salmonella, presente nos excrementos dos roedores, é responsável pela intoxicação alimentar e também por desencadear quadros graves de infecções intestinais. Essa é uma das doenças dos roedores mais comuns nos centros urbanos, pois é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados. Os principais sintomas são: diarreia, vômitos, febre, dor abdominal, mal-estar, cansaço, perda de apetite e calafrios.

Proteja sua segurança contra as doenças dos roedores com o serviço da Biosseg Uniprag

A desratização é o serviço indicado para conter a infestação de ratos com eficiência e segurança, pois utiliza metodologias de alto nível para inibir o desenvolvimento dessas pragas. Desse modo, a Biosseg Uniprag está à disposição para te ajudar na prevenção das doenças dos roedores. Entre em contato para saber mais informações e solicite seu orçamento.

Ebook – Manual de Controle de Corrodêncios e Piolhos de Pombos
WhatsApp