Uniprag Paraná:
Saiba que, sem uma limpeza de caixa d’água, o risco da dengue aumenta
Limpeza de caixa d’água também inibe a proliferação do mosquito da dengue
A dengue sempre abala as estruturas de todo mundo quando chega o verão. Porém, o controle do mosquito não pode ser negligenciado durante o restante do ano. Em qualquer estação do ano devem ser realizadas ações para evitar a proliferação do mosquito. Uma delas é a limpeza de caixa d’água, local que torna-se um foco preocupante dos mosquitos Aedes aegypti.
A limpeza de caixa d’água é um serviço que deve ser realizado periodicamente, de 6 em 6 meses para que não se torne uma área de lazer para os mosquitos da dengue, que se aproveitam do local para proliferar potencializar sua espécie.
Confira outros problemas que a falta de limpeza de caixa d’água ocasiona.
3 fatores que dificultam a prevenção do mosquito da dengue na sua caixa d’água.
• Os reservatórios ficam em locais de difícil acesso
A maioria das caixas d’água ficam no topo de casas e prédios. Alguns tem fácil acesso, outros nem tanto. Os responsáveis pela limpeza devem ter treinamento adequado para trabalho em altura (Norma Regulamentadora 35 – NR35).
Outra norma importante é a NR33, que permite o trabalho em espaços confinados. Por este motivo, mesmo que você seja cuidadoso na sua área de responsabilidade, o vizinho pode descuidar da área dele. E como o mosquito pode voar até 2km em busca de alimento, você vira um alvo em potencial. Continue lendo para, além de realizar a higienização, continuar se precavendo corretamente!
• Caixa d’água com vedação incorreta ou insuficiente
Não é recomendado deixar o reservatório sem tampa, pois diversos elementos podem contaminar a água armazenada. Além disso, os mosquitos fazem a festa quando encontram a caixa d’água aberta, aproveitando para depositar seus ovos com segurança.
Telhas não são recomendadas para proteção pois os mosquitos entram no vão entre a telha e a caixa. Você só vai proporcionar mais segurança para o mosquito se desenvolver.
• Falta de regularidade na limpeza de caixa d’água
Pode parecer mentira, mas grande parte das caixas d’água presentes no Paraná não passam por limpezas periódicas (semestral), este descaso as transforma em potenciais criadouros de mosquito.
• Cuidado com a água parada
Além da caixa d’água estar bem vedada, é preciso fiscalizar outros focos de água parada. Baldes, vasos de plantas (principalmente os pratos que ficam embaixo deles), calhas e ralos entupidos, poças, entre outros. No caso de condomínios, moradores devem ser orientados para descartarem baldes utilizados para armazenar água durante a limpeza da caixa.
Solicite orçamento para limpeza de caixa d’água
A manutenção da caixa d’água limpa e bem cuidada é essencial para que você não seja um dos responsáveis por ajudar a proliferação do mosquito da dengue. Essa é uma ação necessária para cuidar da sua saúde e de todo mundo que reside, trabalha e transita em torno do seu ambiente.
Solicite um orçamento para a Biosseg Uniprag, empresa que atua no controle de pragas desde 1998, certificada em gestão da qualidade pela norma NBR ISO 9001:2008 com profissionais habilitados e capacitados para proporcionar um serviço de alto padrão. Precisando de limpeza de caixa d’água em Curitiba, Maringá, Londrina e outras cidades no Paraná, chame a gente!
[kkstarratings]
Atendimento: