Tipos de Pulgas: Conheça as principais características destas pragas urbanas
As pulgas são pragas urbanas que transmitem doenças, por isso, é necessário ter cuidado com elas
Pulgas são pequenos vampiros que se alimentam do seu animal de estimação e até de humanos, por isso deve-se ter cuidado com essa praga e tratar sua eliminação o quanto antes. Agora que você já sabe como funciona o serviço de dedetização de pulgas, finalmente conheça cada tipo de pulga que existe.

O minúsculo parasita pode passar despercebido em seu animal de estimação. Embora existam a pulga do cão, a pulga do gato e a pulga do homem, algumas podem atacar outro tipo de indivíduo. Por exemplo: em cães pode existir também a pulga do gato e vice-versa. Portanto, conheça abaixo as principais características de cada uma delas para você se manter protegido junto ao seu animal de estimação:
1) Pulga do cão (Ctenocephalides canis)
A pulga do cão é da ordem Siphonaptera. É um parasita problemático, uma vez que esta espécie é um hospedeiro intermediário da tênia do cão. Ou seja, transmite doenças sérias para o seu pet.
O animal adulto tem de 2 a 4 mm de comprimento. Sua cor é marrom. As pulgas não têm asas e possuem corpo achatado. O corpo é coberto de cerdas e pequenas garras no final de seus membros, para proporcionar sua fixação no corpo dos cães. Inegavelmente são verdadeiras pragas urbanas que causam diversos incômodos.
O sintomas no animal são espécies andando nos pelos, coceira intensa, irritações e marcas. Em circunstâncias extremas, por exemplo, por causa de uma infestação pode ocorrer anemia. As pulgas ainda podem transmitir parasitas como tênias e diversas doenças.
2) Pulga do gato (Ctenocephalides felis)
É um dos mais importantes ectoparasitos de gatos em todo o mundo. Aliás, a pulga do gato possui ampla distribuição, duplo comportamento parasitológico como agente de infestação e vetor de doenças, causa prejuízos econômicos e conta com resistência contra inseticidas comuns. Desse modo, supera os números de pulga do cão no Brasil relacionados a sua distribuição, número de espécies hospedeiras e importância epidemiológica.
O principal hospedeiro é o gato doméstico, mas há uma alta proporção de pulgas em cães também, mesmo com a “concorrência” da pulga do cão. A espécie é da ordem Siphonaptera e tem aproximadamente de 1 a 2mm de comprimento. Tem cor marrom avermelhada e é extremamente fina e difícil de ser observada, mesmo se o pelo do animal for branco.
A pulga do gato também pode manter seu ciclo de vida em outros carnívoros e onívoros, mas estes só são escolhidos quando hospedeiros mais preferíveis ficam indisponíveis. Essa espécie, quando adulta, não deixa inesperadamente seus hospedeiros. A transferência inter-animal de pulgas adultas é rara, exceto em animais que compartilham locais de dormir.
3) Pulga do homem (Pulex irritans)
Além de se abrigarem em cães, gatos e outros animais, essa pulga em especial parasita seres humanos. Embora tenha origem na América do Sul, a espécie se espalhou pelo mundo todo. Bem como a pulga do gato e do cachorro, ela também pertence à ordem Siphonaptera.
A espécie é hospedeiro intermediário do helminto (Dipylidium caninum), parasita comum em cães. Os sintomas da picada dessa pulga em humanos são: inflamações, coceiras e vermelhidão na pele.
Nos humanos, ela abriga-se nas pestanas, sobrancelhas e região púbica. As pulgas adultas têm cerca de 1,5 a 4 mm de comprimento e são achatadas lateralmente. Dessa forma, passam despercebidas. Elas possuem cor marrom escuro, não têm asas e contêm partes bucais sugadoras que ajudam na alimentação do sangue do hospedeiro.
Ciclo de vida das pulgas
Uma única fêmea pode depositar cerca de 4.000 ovos na pelagem de seu hospedeiro. O inseto passa por 4 fases no ciclo de vida:
• Embrião;
• Larva;
• Pupa;
• Adulta.
A pulga tem condições ideais de proliferação a 25ºC, temperatura bem próxima ao ambiente, e umidade relativa de 80%. Contudo, seu desenvolvimento é desacelerado em climas frios e secos.
Por fim, o desenvolvimento total chega a 5 semanas em períodos normais. Entretanto, em tempos frios, pode chegar a 30 semanas, porque isso depende de fatores físicos e biológicos como alimentação e temperatura.
Solicite orçamento para o serviço de dedetização de pulgas
Entre em contato com a Biosseg Uniprag no Paraná para realizar o serviço de dedetização de pulgas. Atuamos em Curitiba e região metropolitana executando variados serviços de desinsetização contra insetos e animais que causam danos à saúde nos centros urbanos. Dessa forma contribuímos como agentes ambientais diminuindo as incidências de doenças com pragas.
Além disso, somos associados à NPMA (National Pest Management Association), organização internacional que promove discussões de novas técnicas de controle a nível mundial. Solicite um orçamento conosco!
Saiba mais sobre dedetização e como combater pragas
Confira dicas, notícias e curiosidades
Controle de pulgas em ambientes externos: soluções eficientes para empresas e residências
Estratégias eficazes para o controle de pulgas em áreas externas
As pulgas são pequenos insetos que podem causar grandes transtornos em ambientes externos, afetando tanto residências quanto empresas. Esses parasitas se proliferam rapidamente em áreas…
Controle de Pulgas: Entenda as Etapas de Dedetização contra Essas Pragas
O controle de pulgas é a única forma de se livrar de parasitas com eficiência
Estar no mesmo ambiente que as pragas urbanas é um risco para a segurança de diversas pessoas, além de ser um problema para os animais de estimação. A possibilidade de diss…
Infestação de Pulgas: Conheça os Fatores que Beneficiam a Colônias
Infestação de Pulgas: Conheça os Fatores que Beneficiam a Colônias
Lidar com a infestação de pulgas é o pior pesadelo de qualquer pessoa
Identificar a presença de pulgas no ambiente é uma tarefa desafiadora, pois o tamanho desses insetos prejudica o …
Disseminação de Pulgas: 5 Sinais que Indicam Problema
Disseminação de Pulgas: 5 Sinais que Indicam Problema
A disseminação de pulgas é um verdadeiro pesadelo nos ambientes urbanos
Quem possui animais de estimação sabe que os cuidados contra parasitas garantem uma vida agradável para os cães e gatos, alé…
Controle de pulgas: a solução para acabar com essas incômodas pragas
Fale com a Biosseg Uniprag e solicite o Controle de Pulgas agora mesmo
Como são os ninhos das pulgas?
Conte com a Biosseg Uniprag para conter os ninhos de pulgas
4 doenças transmitidas pelas pulgas que você precisa conhecer
Conte com o controle profissional da Biosseg Uniprag para evitar problemas com as doenças transmitidas pelas pulgas
Contágio pelas pulgas: proteja seu animal de estimação dessas pragas
Fale com a Biosseg Uniprag e tenha eficiência no combate a esses parasitas para evitar o contágio pelas pulgas
Dedetização de pulgas: invista nesse serviço para proteger seu pet
Precisa de ajuda com a Dedetização de Pulgas? Contrate a Biosseg Uniprag agora mesmo!
Sobre as pulgas: conheça alguns fatos sobre essa incômoda praga urbana
Precisa de mais informações sobre as pulgas e ajuda para acabar com a infestação? Conte com a Biosseg Uniprag
Método de controle de pulgas: conheça o melhor para o seu ambiente
Fale com a Biosseg Uniprag e conheça mais sobre o nosso Método de Controle de Pulgas
Identificar a presença de pulgas: fique atento aos sinais para agir rápido
Estar atento a esses indícios é essencial para identificar a presença de pulgas o quanto antes