A desratização previne doenças: Saiba o motivo

Os ratos são um dos maiores transmissores de doenças para os humanos, por isso a desratização é necessária

O serviço de desratização ajuda na saúde pública. Isso porque os ratos são transmissores de doenças seríssimas para o ser humano. A mais famosa delas é a leptospirose, que aparece bastante em tempos de enchentes, nos meses de janeiro e fevereiro. Além de danos materiais, os ratos também podem destruir a sua saúde.

A maioria das doenças possui cura e é passível de tratamento. Porém, apesar do pequeno percentual de mortalidade, não vale a pena arriscar! Uma informação importante para identificar ratos em seu ambiente e assim contratar a desratização é conhecer os sinais que os ratos deixam no chão e nas paredes, por exemplo.

Sinais de que existem ratos na área

roedores

 

Se você perceber algum sinal destes, não hesite em procurar ajuda especializada para contratar os serviços de desratização. Não deixe que os ratos controlem o seu ambiente.

• Ver uma espécie andando de dia;
• Excrementos que se assemelham a grãos;
• Manchas engorduradas ou rastros;
• Barulhos de pegadas;
• Chiados e guinchos, que são os barulhos que os ratos emitem;
• Roedura em objetos e revestimentos.

Doenças transmitidas por ratos

Conheça algumas doenças transmitidas pelos ratos e saiba porque a desratização é necessária para o controle destes animais:

Leptospirose

As bactérias se alojam nos rins dos ratos e, através de sua urina, são despejadas em locais como água, lama e outros elementos. Eles entram em contato direto com o homem e podem contaminá-lo através de mucosas ou através de machucados na pele.

Os sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos. Se a doença não for tratada pode gerar danos severos para os rins e o fígado.

Mordida de rato

Nesse caso, as bactérias se alojam nas gengivas dos ratos. Ao morderem pessoas (principalmente as mais sensíveis aos seus ataques) transmitem doenças infecciosas através da saliva.
Alguns sintomas em caso de transmissão de doenças podem ser: arrepios, febres, vômitos, dor de cabeça, dores nas costas, manchas vermelhas nas mãos e nos pés e tumores nas articulações.

Hantavirose

A doença é transmitida através da inalação de partículas com o vírus ARN que estão presentes nos excrementos, saliva e na urina dos ratos. Doença grave que pode levar até à morte.

Os sintomas são: febre, vermelhidão na face, dor de cabeça, dor abdominal, náuseas, vômitos, taquicardia.

Se há controle dos ratos através da desratização, esse serviço previne que essas doenças se proliferem nos centros urbanos. Ter contato com ratos não é seguro, principalmente aqueles que são considerados pragas urbanas. Proteja sua família ou colaboradores de doenças severas transmitidas pelos ratos. Se precisar de ajuda, conte com a Biosseg Uniprag e solicite um orçamento para desratização.

WhatsApp