Conheça as principais espécie de baratas

As baratas são insetos que ninguém gosta de ter como vizinho

Olhar para baratas pode ser extremamente difícil, principalmente se elas aparecem de surpresa no seu ambiente. Os insetos são conhecidos por passearem por locais sujos como galerias de esgoto, caixas de gordura, lixeiras, entre outros ambientes que possuem inúmeros microrganismos nocivos à saúde humana. E um punhado destes micróbios ficam alojados em cima dos locais de passagem das baratas. Conhecer a espécie de baratas é importante para ter informação sobre seus hábitos.

Saber os hábitos e a biologia da espécie de barata que invadiu seu ambiente é uma forma de evitar que elas possam causar uma reinfestação. Isso porque, apesar do tratamento com produtos químicos que devem ser realizados por uma empresa especializada, há diversas atividades que atraem as baratas. Algumas espécies vivem no esgoto, já outras habitam cozinhas. Seus hábitos em geral são noturnos e as baratas deixam sinais no ambiente quando há uma infestação.

Como se identifica uma infestação de baratas?

Pode ser um desafio controlar as baratas, pois se ocorrer uma infestação, elas se proliferam rapidamente. Para eliminá-las do ambiente, apenas com ajuda de uma empresa especializada no controle de pragas e vetores.

Seguem abaixo algumas pistas sobre baratas no ambiente:

• Excrementos no canto das paredes;
• Espécies andando de dia;
• Odor característico;
• Ovos de baratas eclodidos;
• Cascas de barata.

Conheça as espécies mais comuns de baratas

1) Barata americana

A barata americana é conhecida como barata de esgoto. É comum em locais de clima tropical como o Brasil. A espécie é Periplaneta americana. Se adaptaram muito bem às cidades e podem vir de um ambiente para o outro através de transporte passivo.

É fácil identificar a espécie, já que possuem cor marrom escura, são maiores que as demais baratas e possuem asas. Ela é a terrível barata voadora. O que pode causar uma repulsa ainda maior nas pessoas.

É encontrada em galerias de água e esgoto, lixões, fossas, caixas de gordura e outros locais. Por isso é importante proteger os acessos do seu ambiente como janelas, frestas e buracos na parede, ralos e tubulações.

2) Barata alemã

A barata alemã ou barata francesinha é o terror dos donos de restaurantes. Por ser pequena, pode passar despercebida pelo ambiente. Quando perceber, já existe um imenso ninho no local. É de difícil combate pois já se adaptou em relação aos inseticidas domésticos.

Ela habita ambientes internos como cozinhas e banheiros, procurando locais úmidos e quentes para se abrigar. Ela não voa e possui a cor marrom clara.

É encontrada geralmente em armários, fornos, pias, caixas de papelão, microondas e outros locais similares.

3) Barata oriental

A barata oriental ou barata nua é a menos comum, porém também é encontrada em alguns estados brasileiros. Desenvolve-se mais lentamente em relação às outras baratas. Possui hábitos intradomiciliares.

Sua cor é marrom escura. O macho é capaz de voar a distâncias curtas. Essa espécie de barata habita locais escuros e úmidos. É encontrada em restos orgânicos em decomposição, já que se nutrem deste tipo de material

Se você notar uma infestação no seu ambiente, não hesite em chamar a Biosseg Uniprag. Realizamos a dedetização de baratas no Paraná e regiões próximas. Atuamos desde 1998 no controle de pragas e vetores com equipe qualificada, infraestrutura de atendimento e solidez no mercado. Solicite um orçamento online sem compromisso.

WhatsApp