Paraná:
(41) 3256-6767

Riscos da dengue: veja o que ela causa e saiba como se prevenir

Quase 1.000 pessoas morreram de dengue em 2023

A dengue é uma doença conhecida no cenário brasileiro e que segue fazendo vítimas, principalmente em épocas quentes e com maior volume de chuva. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados 946 óbitos por dengue no Brasil em 2023, o que reforça a importância dos cuidados preventivos contra a enfermidade.

Por ser uma doença fácil de ser transmitida, todo cuidado é necessário para evitar o contágio. Disseminada pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, a dengue pode progredir para formas graves, podendo até mesmo resultar na morte do paciente. Por isso, estar atento aos sintomas e buscar assistência médica são cuidados essenciais.

 

Riscos da dengue: veja o que ela causa e saiba como se prevenir
Foto/Montagem - Autor: Agência Digital Space

 

Conheça os principais sintomas da dengue que exigem atenção

Os indícios de dengue são bastante conhecidos pelas pessoas, pois os sintomas dessa doença são bem característicos. O surgimento de manchas vermelhas pelo corpo é um deles, além de uma constante dor do corpo e atrás dos olhos. O sangramento, embora seja sinal de um quadro grave, também pode se manifestar em casos de dengue.

Outros sintomas comuns às outras enfermidades não ficam de fora, como: febre alta, cansaço e mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça. Esses sintomas de dengue normalmente surgem em até 10 dias após a contaminação pela picada da fêmea do mosquito, quando infectada.

A prevenção contra a dengue é dever de toda a população

Os agentes de saúde reforçam a vistoria nas residências e outros espaços em épocas de grande volume de chuva, visando eliminar os focos do mosquito da dengue. No entanto, é essencial que toda a população una suas forças para conter a disseminação dessa doença, adotando os seguintes métodos de prevenção:

  • Elimine todos os possíveis locais de reprodução dos mosquitos;
  • Mantenha as caixas de água sempre tapadas de forma correta;
  • Limpe regularmente as calhas do imóvel;
  • Coloque areia nos pratos de plantas para evitar o acúmulo de água parada;
  • Instale telas de proteção nas portas, janelas e outras aberturas;
  • Faça a desinsetização regularmente em seu espaço.

 

Contar com a Biosseg Uniprag também é uma medida importante contra a dengue

Além de manter os cuidados preventivos, efetuar a desinsetização com uma empresa controladora de pragas permite eliminar a reprodução dos mosquitos da dengue ainda no início do problema. A equipe da Biosseg Uniprag está pronta para prestar atendimento qualificado em seu ambiente, de forma pontual e totalmente segura. Entre em contato para saber mais informações e solicite seu orçamento.

WhatsApp