Uniprag Paraná:
Uma picada pode derrubar você: conheça as doenças transmitidas por mosquitos
Informações sobre doenças transmitidas por mosquitos
Pragas urbanas são insetos e animais que causam reações nocivas ao ser humano. O convívio entre os dois não é nada harmônico. Isso porque grande parte dessas pragas transmite doenças que podem ser de moderadas a severas. Os mosquitos infectados com vírus causam grandes transtornos para as pessoas que são picadas por eles.
Ao contrário de animais mais violentos e assustadores como tubarão e crocodilo, por exemplo, os mosquitos são um dos animais mais mortais do mundo, pois matam milhões de pessoas por ano. Os insetos disseminam cerca de 37 vírus no Brasil. As doenças transmitidas por mosquitos devem ser conhecidas por toda a população para identificação imediata dos sintomas e tratamento adequado.
Conheça abaixo as principais doenças
transmitidas por mosquitos:
[kkstarratings]
1) Dengue
A dengue é uma doença viral causada pelo mosquito Aedes aegypti. Surtos da doença ocorrem mais frequentemente no verão. É uma enfermidade que pode evoluir para um caso mais grave, gerando hemorragia e morte.
Os sintomas são: febre alta, fraqueza, cansaço, dor na cabeça e nas articulações, manchas vermelhas no corpo, entre outros. Caso ocorra reincidência da doença, podem ocorrer complicações severas. É importante se prevenir através da vacina e hábitos para evitar os criadouros da dengue.
4) Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas aparecem de maneira repentina. A maioria dos pacientes se recupera bem e adquirem imunização contra a febre amarela para sempre.
Os sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. A doença pode ser evitada através de vacina.
2) Zika
A febre Zika é causada pelo vírus zika. A maioria das pessoas que contrai a doença não apresenta sintomas. Porém, quem apresenta os sintomas possui rápida manifestação da doença, que tem duração de menos de 7 dias.
Os sintomas são: dor de cabeça, febre, mal estar, dores nas articulações e outros bem semelhantes aos da dengue. É transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti.
5) Febre do Nilo Ocidental
A doença é uma infecção viral por meio do mosquito do gênero Culex. A doença é originária do Egito, por isso possui o nome de Nilo Ocidental, em referência ao Rio Nilo.
Os sintomas da doença são: febre alta, nuca rígida, fraqueza, tremores, dor de cabeça e nas articulações. Os casos mais graves acometem pessoas sensíveis como os idosos. Apenas 1% evolui para a forma mais severa da doença.
3) Chikungunya
Outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é a febre Chikungunya. A enfermidade causa grandes problemas nas articulações, por isso seu nome quer dizer “aqueles que se dobram”.
Os sintomas são febre alta, dor nas articulações, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, entre outros. Aproximadamente 30% das pessoas vitimadas não apresentam sintomas.
6) Febre de Mayaro
É uma doença infecciosa viral transmitida pelo mosquito do gênero Culex. Em até 2 semanas o infectado se cura.
Os sintomas da doença são: dor nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, inchaço e outros.
Para controle de mosquitos, conte com a Biosseg Uniprag
O controle de mosquitos através da Biosseg Uniprag possui os seguintes métodos de controle, de acordo com os ambientes visitados:
• Armadilhas para monitoramento das espécies;
• Termonebulização e atomização para diminuição da população;
• Larvicidas para eliminar as larvas do mosquito;
Solicite uma visita da nossa equipe técnica para a indicação do melhor tratamento para o controle de mosquito em Curitiba e região metropolitana.
Atendimento: